Associe-se
O Laço Comprido é muito forte nos estados das regiões Centro-Oeste e Sul do país. De acordo com o presidente do Núcleo Sul Mato Grossense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (MSQM), Igor Viana, a modalidade está diretamente ligada à cultura do Mato Grosso do Sul, que é um forte celeiro da raça.
Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o estado concentra mais de 31 mil animais, sendo, assim, o 4º maior rebanho de cavalos Quarto de Milha do Brasil.
O que demonstra esses dados é o sucesso da 4ª Copa dos Campeões & Derby de Laço Comprido - Armada e Técnico - que movimentaram, no dia 6 de março, a pista do Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS.
O evento oficial da ABQM foi realizado em parceria com o Núcleo e contou com a distribuição de R$ 71 mil em prêmios.
A prova de habilidade campeira abriu o calendário de provas da raça com o pé direito. Afinal, registrou um crescimento deanteriores.
De acordo com Igor Viana, a 4ª Copa dos Campeões e Derby de Laço Comprido contabilizaram, ao todo, 125 inscrições.
CAMPEÕES DO EVENTO
A Copa dos Campeões é um evento esperado pelos laçadores,já que nela estão os melhores de cada categoria do esporte.
As mulheres vêm conquistando um espaço importante nesse meio, e elas deram um show de apresentação em pista.
Destaque para Renata Zucchetti Simonetto, campeã pela categoria Amazonas de Laço Técnico, montando Sugars Bee Dee ECB (Smok Dan’s Boy x Rent A Jay) e, ainda, pela categoria Aberta Amazonas de Laço Comprido Armada, na sela de Miss Lena Lilly (PG Billy Gray x Miss Dual Lena).
“Foi muito bom participar do evento, só pelo fato de estar classificada para mim já foi uma alegria imensa. Cada prova traz um aprendizado novo. Ganhando ou perdendo, a gente
só não pode parar de treinar. Só posso agradecer a Deus por fazer o que amo todos os dias”, ressalta.
Ainda na Copa dos Campeões, Edson Vanderlei Martins e Boonsmal Play Lena (Near To Boonsmall x Dolly Play Lena HGA) subiram no lugar mais alto do pódio na categoria Aberta Sênior. Para o cavaleiro, o prêmio foi uma surpresa, apesar
de se dedicar tanto no esporte.
“A gente treina para ser um campeão, um vencedor. Mas o que me deixou mais motivado é que a Boonsmal era uma égua que eu já tinha parado, ela estava solta. E daí quando saiu a relação da tropa que estava classificada, eu fiquei surpreso. Voltei a trabalhar com ela faltando 20 dias para o evento e, mesmo assim, ela me deu o título de campeão”, contou emocionado Edson.
Pelo Derby, destaque para Adilson Vitorino dos Santos que se consagrou como tricampeão no Derby, nessa edição, subiu ao pódio na categoria Aberta montando San Belle Dual (Shiners San Bell x Noble Red Dual). “Para mim é um prazer imenso poder participar de uma prova da ABQM a nível nacional, onde me consagrei reservado campeão na Copa e campeão no Derby, só tenho a agradecer a Deus, por ser tricampeão, com títulos consecutivos. A disputa foi bastante acirrada”, expôs Adilson Vitorino.
Por Natália de Oliveira / Fotos: cedidas
Leia essa matéria na íntegra na edição 242 da Revista Quarto de Milha:
https://online.fliphtml5.com/izvg/sjzr/#p=37
Estão abertas as inscrições para o 35º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha
As provas oficiais da raça ocorrerão de 15 a 26 de abril, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP)
ABQM informa prazos e condições para pagamento das Taxas Associativa e de Fomento 2026
Primeira parcela — ou pagamento em cota única com desconto — vence em 25 de março.
ABQM conduz revisão do regulamento do Laço Comprido Técnico em conjunto com representantes da modalidade
A Associação une núcleos, treinadores, proprietários, criadores e juízes de todo o Brasil em prol do desenvolvimento da modalidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: