Associe-se

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deu início às atividades do projeto piloto ‘Novo Tempo - Equoterapia na Ressocialização’, que tem como público-alvo estudantes da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba (SP). A iniciativa ofertará acesso à prática de Equoterapia a vinte crianças, com idades entre 08 e 10 anos, diagnosticadas com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), agravado pela pandemia (Covid-19).

Segundo a fisioterapeuta do HC - Centro de Equoterapia, Carolina Vicentini, há um plano de atividades a ser executado com esse grupo de crianças, e o desenvolvimento de cada uma delas será acompanhado de perto por todas entidades envolvidas na proposta. “A Equoterapia ajudará essas crianças a melhorar o processo de aprendizagem e promoverá a ressocialização, além de contribuir com a autoestima”, ressaltou a fisioterapeuta.

Ela explicou ainda que os estudantes foram selecionados pelo Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA), que indicou alunos que já tinham alguma dificuldade de aprendizagem devido ao TDAH, e que tiveram piora por causa do ensino à distância. “Nas sessões, enquanto duas participavam das atividades equoterápicas, as demais desenvolviam outras atividades com os monitores, como desenhos e brincadeiras relativas ao cavalo”, afirmou.
“A ideia é que, com a Equoterapia e o atendimento multidisciplinar, as crianças melhorem a atenção, a postura e a qualidade do aprendizado como um todo, porque o tratamento com o cavalo dá todos esses subsídios”, ressaltou Carolina Vicentini. O projeto piloto ‘Novo Tempo - Equoterapia na Ressocialização’ terá duração de doze meses. Segundo os especialistas do centro e da ABQM, tudo será testado e comparado o antes e depois das atividades equoterápicas.
Entidades que participam do projeto
- Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM);
- Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil);
- Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP);
- Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA);
- Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAICA);
- HC Centro de Equoterapia (Araçatuba);
- Centro de Equoterapia GF (Penápolis/SP);
- Centro de Equoterapia Cavalcare (Birigui/SP).
A família quartista se despede de um dos maiores ícones de sua história: Dr. Heraldo de Araújo Pessoa
Com pesar, o Quarto de Milha brasileiro se despede do Dr. Heraldo Pessoa, pioneiro e visionário que ajudou a fundar a ABQM e deixou um legado marcante na história da raça no país.
Estão abertas as inscrições para o 35º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha
As provas oficiais da raça ocorrerão de 15 a 26 de abril, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP)
ABQM informa prazos e condições para pagamento das Taxas Associativa e de Fomento 2026
Primeira parcela — ou pagamento em cota única com desconto — vence em 25 de março.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: