Associe-se
Uma escolha que deu certo quando ainda era jovem e que se transformou um grande atleta, transmitindo suas qualidades aos filhos e netos
Paulo Farha, titular junto com o pai Fauzet Farha da tradicional Fazenda Caruana, em Bauru (SP), tem uma história interessante sobre esse cavalo homenageado.
Nascido em maio de 1988, ele foi adquirido bem jovem ainda. E quem conta um pouco como foi esse feito é próprio Paulo, tornando-se o único dono em toda a sua trajetória, tanto como atleta como na reprodução, como pai e avô, até o desaparecimento em março de 2024, aos 35 anos.
“Eu fui para os Estados Unidos visitar o Loly (Haroldo Pessoa Sobrinho), que estava morando lá fazia quase dois anos, e disse a ele queria comprar um potro para fazer Rédeas. E como ele havia trabalhado alguns meses no rancho do Bob Loomis, então fomos até lá. Entramos num pasto, que havia aproximadamente uns 40 potros. Nós olhamos, olhamos, olhamos e depois fomos ver umas éguas”, detalhou Farha.
Segundo o bauruense, como estava difícil apartar o lote pelo equilíbrio de qualidade dos potros, voltaram no dia seguinte: “E pela amizade que o Loly tinha com o Bob, ele até nos deu total liberdade de andarmos sozinhos pelos piquetes para continuarmos vendo a tropa. Então, começamos a analisar novamente potro por potro, até apartamos cinco deles e chegarmos no final em três. Aí, disse pro Loly: ‘Escolhe a mãe que você mais gostou dos três’. A escolha recaiu sobre o Hobby Top Cody que devia ter uns dez meses de idade mais ou menos, e que era filho do Topsail Cody com a reprodutora Slip A Hobby”.
Em junho de 89 o potro desembarcou no Brasil e depois de terminar sua criação e entrar na fase de treinamento o enviaram ao paranaense Eduardo Ribeiro.
O cavalo estreou nas provas de Rédeas em 1992, ficando em 3º lugar na Etapa do Paulista (91/92), 2º na Etapa do Campeonato da ANCR e reservado campeão Nacional ABQM. Já mostrando seu potencial genético sagrou-se bicampeão Nacional ABQM em 93 e 94, obtendo a maior nota de todas as categorias. Depois ficou ausente das pistas até que em 2002 participou da 1ª e 2ª seletivas para o Time Brasileiro da FEI, ficando respectivamente na 3ª e 2ª colocações, onde segundo Paulo Farha, o seu grande diferencial nessa prova era o esbarro.
Raça transmitida aos filhos
O olho clínico desde sua escolha surtiu efeito, pois na reprodução ainda ocupa a 19ª colocação no Ranking Geral de Reprodutores, em todos os tempos, totalizando 5.828 pontos em 14 modalidades.
“O Hobby sempre teve boa índole e transmitiu essa característica aos filhos, proporcionando assim muitas alegrias aos respectivos proprietários que os adquiriram”, enalteceu Farha.
Entre seus filhos, algumas modalidades se destacaram, como nos Três Tambores com as craques ST Tapioca, que totaliza 1.443 pontos, e ST Sugarobby, com 538,75 pontos; além dos castrados Magico Top Failas, somando 350,25 pontos, e Don Jun Top (236 pontos). Nas Seis Balizas, com os vitoriosos Mágico Top Failas G, apurando 166,25 pontos, e Top Star Cody (87,75 pontos). Na Rédeas, os campeões Billy’s Cody FF e Top Okie Cody. No Laço Cabeça, representado pelo premiadíssimo Sugar Cream, com 77 pontos, e no Laço Pé, com Wind Cody FF, fazendo 21 pontos.
E como Avô, Hobby Top Cody está em 10º lugar no Ranking Geral, em todos os tempos, somando 10.839 pontos.
Texto: Abdalla Jorge Abib (Departamento de Comunicação da ABQM)
A família quartista se despede de um dos maiores ícones de sua história: Dr. Heraldo de Araújo Pessoa
Com pesar, o Quarto de Milha brasileiro se despede do Dr. Heraldo Pessoa, pioneiro e visionário que ajudou a fundar a ABQM e deixou um legado marcante na história da raça no país.
Estão abertas as inscrições para o 35º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha
As provas oficiais da raça ocorrerão de 15 a 26 de abril, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP)
ABQM informa prazos e condições para pagamento das Taxas Associativa e de Fomento 2026
Primeira parcela — ou pagamento em cota única com desconto — vence em 25 de março.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: