Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Informações e impressos

Certificado de Cobertura

O certificado de cobertura é um documento que o dono do cavalo fornece ao dono da égua, para registrar um produto filho desse cruzamento.

Ele é sempre obrigatório quando o dono do cavalo não for o mesmo da égua, ou seja, sempre quando for cedido o serviço de coberturas.

No Certificado de Cobertura devem constar as assinaturas dos donos da égua e do cavalo, ou por alguém autorizado por eles.

Quando uma reprodutora servida for vendida, o dono deverá fornecer ao novo proprietário, além da Guia de Transferência de Propriedade, o Certificado de Cobertura, desde que o cavalo que é pai do produto que vai no ventre não seja propriedade do vendedor da égua.

Para as éguas comuns vendidas, servidas por reprodutor Quarto de Milha, é obrigatória a apresentação, em todos os casos, do Certificado de Cobertura.

Quando uma égua comum, servida por reprodutor Quarto de Milha, for vendida por um proprietário que não seja o mesmo dono do cavalo, ele deverá também assinar o Certificado de Cobertura.

Neste caso, no Certificado de Cobertura na época do nascimento deverá constar três assinaturas: do dono do cavalo, do ex-dono da égua comum e a do atual proprietário, que é o criador do produto meio-sangue.

Especialmente para este caso, recomendamos que seja reconhecida a firma da assinatura do ex-dono da égua comum, porque, muitas vezes, o vendedor da égua não é cadastrado na ABQM e por isso não há condições de conferir as assinaturas.

O Certificado de Cobertura apenas complementa os dados contidos no Relatório de Serviço do Reprodutor, entregue previamente, dentro dos prazos estabelecidos pelo Regulamento de Registro do Cavalo Quarto de Milha.

Certificado de Cobertura - PDF

Certificado de Cobertura - DOC