Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Como escolher um Reprodutor

Símbolo de beleza, força e virilidade o garanhão é o cartão de visitas de um haras, recebe tratamento especial, devido a sua grande importância e valor.Hoje, existem pessoas especializadas em escolher este garanhão ainda potro, para que, no futuro, possa ser um marco na criação daquele haras, são pessoas atualizadas, conhecedoras do cavalo e de cruzamentos com visão técnica e comercial.Alguns cavalos inteiros adultos tornam-se garanhões pelo fato de serem extremamente habilidosos em suas modalidades, colecionando inúmeras vitórias em suas carreiras sendo elas no trabalho, na corrida ou na conformação.

rep

Outros porém tornam-se garanhões pelas simples oportunidades dadas por seus proprietários e conseguem responder à altura em suas produções, mantendo-se como grandes reprodutores.

Existem alguns itens a serem avaliados para obtermos um bom garanhão, como seguem:

? Necessariamente o animal deve ser registrado na Associação da raça, sendo de origem nacional ou importada, possuindo o maior número de bons animais em sua família. Pai, mãe, avós de excelentes pedigrees, campanhas em provas e o mais importante precisam ser produtores, que é a transmissão da carga genética das qualidades demonstradas no animal em seus produtos.

?O animal deve possuir um fenótipo (aspecto físico) preconizado pela Associação ou seja, possuir características morfológicas condizentes com o padrão da raça. Dependendo da idade, ter sido um cavalo vitorioso nas pistas mostrando sua grande aptidão, quando possível, pois inúmeros bons cavalos ficam incapacitados fisicamente para provas.

?O animal deve ter sua sanidade comprovada com exames e vacinação atualizada.Deve ser feito um avaliação do trato reprodutivo por um médico veterinário, avaliando partes importantes como pênis, testículos presentes na bolsa escrotal, tamanho, consistência e um exame andrológico para a averiguação do sêmen, quanto à qualidade e patologias.

Estes são alguns fatores para escolher um garanhão, mas não devemos nos esquecer que garanhão nenhum produz sozinho, por isso, devemos estudar sempre os melhores cruzamentos e as características morfológicas de cada animal para assim melhorarmos sua progênie (produção).

Lembrem-se, os cavalos têm um período de vida curto, assim o reprodutor tem pouco tempo para que realmente se prove na sua função e quando seus filhos estão aprovados, este animal já estará com idade aproximada de 8 a 10 anos restando poucas temporadas de monta.

Outro detalhe importante, é que de nada adianta fazer um bom cruzamento e não criar bem este produto. Pois hoje, todo grande garanhão ou toda grande égua nasceram de cruzamentos certos e tiveram excelentes criações e treinamentos.

 

Bruno Fritzsons BoninMedico Veterinário de EqüinosResidente no Guilherme Gregolin Services CenterTel: 015 ? 9717-4235