Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Controle da Gestação

O médico Veterinário é o profissional mais capacitado e responsável pelo bem-estar do feto eqüino e controle da gestação.

Palpação Retal

O método mais simples de determinar a presença e viabilidade de um feto é pela palpação retal do útero da égua. Por volta dos dias 17 a 20 da prenhez inicial, o útero apresenta um aumento no tônus e torna-se mais tubular. A cérvix fica mais firme, fechada e em formato de "bastão".Aos 21 a 60 dias há um aumento de volume na base de um ou ambos (gêmeos) os cornos uterinos.

Já dos 60 aos 120 dias este aumento de volume torna-se mais discreto, os cornos ficam mais difícies de serem palpados e o corpo torna-se mais proeminente e repleto de líquido. O feto já pode ser baloteado.

Durante o último terço da gestação, a cabeça e os membros anteriores fetais, se em apresentação anterior, podem ser prontamente detectados e os movimentos fetais podem ser observados após baloteamento, pela palpação retal. A falta de movimento fetal não deve ser o único determinante da viabilidade do feto, pois os períodos de "sono" do feto não se acompanham de atividade. Entre 100 e 120 dias o feto pode ser palpado e seu tamanho estimado para determinar o mês aproximado de gestação.

Ultra-sonografia

É necessario se ter experiência para utilizar o ultra-som, pois é preciso o posicionamento correto do aparelho para a interpretação precisa dos resultados. Por esse motivo, o aparelho não é substituído pela perspicácia clínica.

A ultra-sonografia pode ser usada para diagnóstico precoc da prenhez e também de uma possível prenhez gemelar, além da determinação de morte embrionária.

O ultra-som é refletido à medida que passa através dos tecidos.Tecidos densos refletem a maioria dos raios de ultra-som que os atingem e aparecem brancos em máquinas convencionais. Líquidos não refletem som, aparecendo então um negra. Órgãos de tecidos moles refletem graus variados de som e se apresentam como diferentes tonalidades de cinza.

No caso de uma prenhez positiva, observamos uma imagem negra (não ecogênica), estrutura esférica e circundada por um área luminosa de tecido uterino, que é a vesícula embrionária repleta de líquido. Por volta dos 14 e 15 dias a vesícula tem de 17 a 22mm de diâmetro. De 24 a 27 dias, os movimentos cardíados do embrião viável podem ser observados. O primeiro orgão embrionário a ser reconhecido é o coração, que aparce como uma imagem não ecogênica e pulsátil.

Deve-se ter muito cuidado para não confundir uma vesícula embrionáriacom um cisto endometrial.

Atualmente, existem outros métodos para um diagnósticos seguro de gestação, como a detecção de PMSG ou ECG (gonadotrofina coriônica equina) e estrógenos placentários. Porém, a palpação retal e a ultra-sonografia, são sem dúvidas os métodos mais comumente utilizados.

Email: lucianabochio@yahoo.com.br