Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Cruzamentos “Mágicos” do Quarto de Milha

A criadora e membro do Conselho de Administração da ABQM, Maria Clara do Amaral Cambrai, baseada em dados fornecidos pela Equi-Stat stallion Pages, da Revista The Quarter Horse News ? Stallion Register (2007 e 2008), fez um detalhado estudo sobre os principais cruzamentos de destacados garanhões norte-americanos (pai x avô materno), onde apontaram os melhores reprodutores como pais do maior número de animais por somas ganhas.

?Chegou o momento de escolhermos o garanhão que vamos acasalar com as éguas de nossa propriedade. Assim sendo, o passo inicial, ou seja, a escolha do cruzamento, é de suma importância para aquele que espera um bom resultado no futuro.

Para quem cria animais da linhagem de Trabalho, após o nascimento desse produto, então só nos resta esperar pelo resultado que geralmente só irá se confirmar daqui a quatro anos. Tanto para os potros ou potras que estiverem iniciando suas campanhas em pistas, como para aqueles que ingressarão na reprodução.

Muitas vezes o fato de um garanhão ter um pedigree excepcional e uma bela conformação não significa que este cruzamento é o ideal para a égua em questão.

Assim sendo, baseada nos ?Magic Cross? (cruzamentos mágicos), que são publicados anualmente na revista de garanhões do ?The Quarter Horse News?, montamos uma tabela, para nos orientar na busca dos cruzamentos mais indicados para nossas matrizes.

Na coluna horizontal foram colocados os avós maternos mais conhecidos no Brasil e, na coluna vertical, os garanhões que estão hoje em destaque nos EUA.

Baseado nisso, você poderá ter uma noção dos cruzamentos que resultaram em um maior número de produtos ganhadores, por somas ganhas, no cruzamento destas duas linhagens?.

 

Veja os cruzamentos que mais produzem vencedores

 

Observação Importante: Este artigo só poderá ser publicado em outro veículo de comunicação com a autorização do Departamento de Marketing/Revista da ABQM.