Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Instrução para Inspetor Coletar Material para Exame de DNA

dna101 - Identificar o animal a ser coletado através de documento oficial emitido pelo Stud Book.

Na ausência de documentação, o inspetor deverá fazer resenha do animal dentro das normas pré estabelecidas.

Quando se tratar de produto ainda sem registro, na resenha deverá constar filiação, nascimento e/ou data de nascimento condizente com o desenvolvimento do animal apresentado.

Caso o produto seja meio sangue Quarto de Milha, obrigatoriamente deverá acompanhar resenha e material da égua comum (base), além dos outros quesitos.

dna2

02 - Arrancar de 25 a 50 fios de crina da região próxima a cernelha ou da cauda.Os pêlos deverão conter o bulbo capilar (raiz), que é o local da extração do DNA.

dna3

03 - Prender os pêlos com fita auto adesiva ou similar formando uma "boneca".

Nêsse procedimento deverá deixar livre cêrca de 2 a 3 cm a partir da raiz do pêlo, podendo ser dispensada a parte excedente.

dna4

04 - Colocar o material coletado num envelope, de preferência de papel, para uma melhor conservação.

05 - Identificar o envelope com nome e número de registro do animal coletado.

Colocar cada animal coletado em um envelope, observando não colocar mais de um animal no mesmo envelope.Quando se tratar de animal a ser registrado, apontar o maior número de informações possíveis, como sexo, filiação, pelagem, data de nascimento e proprietário.

dna6

06 - Lacrar o envelope de maneira que se torne inviolável, com assinatura do responsável pela coleta e data.07 - Entregar ao interessado para a remessa de todo o processo à ABQM, juntamente com as taxas correspondentes.

O material poderá ser enviado à ABQM pelo inspetor justificando o motivo da remessa, entretanto somente será encaminhado para a análise laboratorial após a quitação das taxas pelo interessado e cumpridas as normas de coleta pelo inspetor oficial.

Para a análise laboratorial todo processo deverá ser formado por, no mínimo,um trio ou seja pai mãe e produto em tela.

Caso esteja ausente o material do pai ou da mãe, o genitor (mãe ou pai) nunca os dois, poderá ser substituído por, no mínimo dois irmãos do animal em estudo, juntamente com seus genitores.

O DNA é definitivo e inalterável, uma vez concluído, será de maneira definitiva.

O conhecimento e execução desta matéria é obrigação de todos os inspetores, criadores e proprietários de animais Quarto de Milha, ao Stud Book da ABQM compete o cumprimento das regras regulamentares estabelecidas.