Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Procedimentos para coleta de material biológico para exame de DNA

O material biológico deve ser coletado exclusivamente por Inspetor Oficial ABQM

1- Enrole no dedo indicador os pêlos da crina, próximos da cernelha, e puxe firme e diretamente na direção do crescimento do pêlo, para longe do pescoço. Dessa  maneira os pêlos tenderão a sair com as raízes ao invés de quebrarem.

As coletas dos pelos dos potros devem ser feitas da cauda.

 2 - Observe a base dos pêlos de perto, para ver se os bulbos estão presentes.  O DNA  é extraido do bulbo capilar (raíz do pêlo). É preciso  colher aproximadamente 50 pêlos com bulbos.

 3 - Se os pêlos forem muito longos (mais do que 10 cm) corte as pontas tomando cuidado para preservar as raízes (material utilizado no exame). Cole as pontas dos pêlos em uma fita adesiva, tomando cuidado para não colar as raízes e coloque- os em um  envelope de papel devidamente identificado.

 4 - No envelope de papel (um para cada animal), lacrado e identificado  pelo INSPETOR OFICIAL, responsável pela coleta, deverá ser preenchida  as seguintes informações: nome e número de registro (se tiver) do animal coletado; data de nascimento, sexo,  nome e número de registro dos genitores do animal; nome do interessado no registro do produto; data da coleta,  nome e assinatura do inspetor oficial com  nº registro no conselho regional  de classe e informar ainda para qual exame e  finalidade o material foi coletado.

5 - Os animais coletados deverão ser resenhados (exceto os já registrados), pelo inspetor oficial. Estas resenhas originais (produto e da mãe comum) deverão ser enviados obrigatoriamente para a ABQM (Rua Dona Germaine Burchard, 355 - Agua Branca, CEP 05002-061, São Paulo/SP).

Cuidados na coleta:

  • Não molhe os pêlos;
  • Evite tocar os bulbos dos pêlos com as mãos para que não haja contaminação ou degeneração dos mesmos.
  • Não misture pêlos de diferentes animais no mesmo envelope;

 Consulte AQUI os laboratórios credenciados pelo MAPA.