Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Stud Book

Vamos falar dos dentes

Você pode imaginar não ser capaz de dizer a alguém quando há algo errado com você?

Os cavalos têm sua própria maneira de nos mostrar quando algo está errado, mas às vezes leva mais tempo do que gostariam para nós descobrirmos. Essa é a razão pela qual nós deveríamos fazer um check-up periódico nos nossos amigos de quatro patas. Os dentes dos cavalos afetam a maneira deles comerem e o tipo de resposta que você obtém com a cabeçada quando montá-os. Assim, exames dentais periódicos são importantes. Sem isso, os dentes podem ficar desnivelados, o que torna difícil para eles mastigarem o alimento. Quando os dentes não têm a função apropriada, são utilizados de formas que podem ser desconfortáveis para o animal. Arestas pontudas podem causar dores nas mandíbulas e língua do cavalo, com a batida estando em contato com essas regiões.

Ter os dentes nivelados é uma forma excelente de resolver o problema. O veterinário irá suavizar as arestas pontudas, utilizando uma variedade de instrumentos chamados de grosas. Aparar as arestas e pontas afiadas deixará o animal saudável e feliz.

Os dentes do cavalo também podem mostrar a idade. Como a idade, o tamanho e aparência dos dentes mudam. Abaixo estão imagens de frente e lado dos dentes do cavalo em diferentes idades. Utilizando a lista abaixo, marque o diagrama com a idade correta.

Texto extraído do The Quarter Horse Journal ? julho/04 (seção : Horse's Health (A saúde do cavalo), traduzido para conhecimento por parte de V.Sa.