settings_phone

+55 (11) 3864-0800 | 3879-7150

email

Contate-nos

home search
search

50 anos de história da ABQM, numa noite de gala

9º Hall da Fama prestou homenagens à ícones da raça e o 12º ABQM Awards premiou os mais pontuados da temporada de 2018

Quartistas de todo o Brasil lotaram o Espaço das Américas em São Paulo

 A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) promoveu na quinta-feira (21/02) no Espaço das Américas, em São Paulo, o 9º Hall da Fama e 12º ABQM Awards. O tema dessa festa, conhecida como “Oscar do Quarto de Milha”, foi em comemoração aos 50 anos da fundação da ABQM, ocorrida em 15 de agosto de 1969. 


O presidente Cicinho Varejão discursou na abertura do evento

Quando os fachos de luzes se acenderam, um grupo de dança, composto por cowgirls, entraram dançando temas da country music. A apresentação começou no meio da plateia e se dirigiu ao centro do palco. Estava aberta a festa, sob o comando dos mestres de cerimônia: o leiloeiro Aníbal Ferreira e Fabiana Haik, da TV Quarto de Milha, que apresentaram os laureados pelos prêmios. O presidente da ABQM, Cicinho Varejão, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a união dos criadores que passaram por bons e maus momentos em 2018: “Mas a união da família quartista conseguiu superar todos eles e hoje estamos aqui para comemorar os 50 Anos da ABQM. Curtam a festa que ela é de vocês”, disse Cicinho. Em seguida, às atenções se voltaram para as homenagens das personagens escolhidas pela diretoria da Associação (cinco pessoas e quatro animais), para fazerem parte do seleto grupo do Hall da Fama que já é composto por 64 nomes. Receberam as homenagens: Renato Eugênio de Rezende Barbosa, Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro, Márcio Matheus Tolentino, além dos ex-presidentes Marcelo Waldemarin Alves Ferreira e Fábio Pinto da Costa; e entre os animais: Country Dun It, Doc´s Gamay, Failas Ambasador e Napoleon Sus.


Um justo Hall da Fama para Renato Rezende Barbosa, o Tô


Sandra Navarro comemorou muito a homenagem


Márcio Tolentino entra para a história da raça

 
Ao lado de familiares, Marcelo Ferreira, o Lô, ficou emocionado no palco

}
O ex-presidente Fábio Pinto da Costa recebeu o troféu das mãos de Cicinho Varejão


Tamar, irmã de Alê Novais, recebe o troféu de Country Dun It


Tô subiu ao palco novamente pela homenagem à Doc´s Gamay


Cláudio Damasceno representou a KRB por Failas Ambasador


Marquinhos Lima revelou que o desaparecido Napoleon Sus foi o responsável por sua criação

ABQM “50 Anos”

 Entre as várias declarações, durante a premiação, chamou a atenção o discurso de Renato Eugênio Barbosa, o Tô, um dos fundadores da ABQM, mencionando nomes de outros pioneiros que fizeram parte da fundação da entidade, como de José Eugênio de Rezende Barbosa, Euclydes Aranha Netto, Heraldo de Araújo Pessoa, Antonio Carlos Quartim Barbosa, Ruy Assumpção, além de outros abnegados, como a família Medeiros, que muito fizeram pelo cavalo de Trabalho no Brasil. “Naquela época fomos mostrando o Quarto de Milha por todo o Brasil. Mas nunca imaginávamos que chegaríamos nesse volume de cavalos como nessa comemoração nos 50 anos da raça no Brasil. Espero que todos esses abnegados atravessem esse século prestigiando essa raça. Espero também que esse Brasil dê certo e que a raça Quarto de Milha seja uma grande empregadora desse País”, finalizou, recebendo o troféu das mãos de Marcos Sá, diretor Internacional da ABQM. Na sequência foi mostrado nos telões de Led um vídeo institucional comemorativo à data. E para comemorar este importante momento, foi dada à palavra para Marcos Sá, que veio com uma grande notícia sobre a utilização pela AQHA de tecnologia desenvolvida por nossa Associação. “No início de 2018 a ABQM colocou no ar em definitivo o seu próprio Sistema Tecnológico de Registro de Animais do Stud Book e também aperfeiçoou o Sistema de Gerenciamento de Provas (SEQM). Para que isso fosse possível, uma equipe trabalhou por um ano e meio para que tudo pudesse ser testado e rodasse adequadamente. Hoje, fevereiro de 2019, após cerca de um ano da plena utilização deste sistema, tenho a honra de anunciar a todos vocês que a AQHA, entidade mãe da raça Quarto de Milha, após analisar diversos sistemas de registro de animais e gerenciamento de provas, escolheu e adquiriu o nosso sistema para utilizar em suas operações nos Estados Unidos”, destacou Marcos. Ele ressaltou ainda: “Isso é motivo de muito orgulho para toda a equipe da ABQM! É muito importante para nós recebermos esse reconhecimento da maior associação de raça equestre do mundo! Eles escolheram o SEQM não apenas pelas facilidades que o sistema possui, mas também porque foi considerada a plataforma tecnológica mais avançada existente no mercado nessa área que, segundo eles próprios, foi o diferencial na escolha!”.


Renato Barbosa faz parte da história dos 50 anos da ABQM, e Marcos Sá falou sobre a aquisição do sistema tecnológico da ABQM pela AQHA

 Destaques do Ano

 Ainda saboreando um delicioso cardápio preparado para o evento, a ABQM prestou algumas homenagens especiais, título criado no ano passado como: Destaques do Ano. “É um troféu que nossa Diretoria criou para condecorar alguns quartistas que através de suas atividades fomentam nossa raça, seja através de ações sociais ou em âmbito esportivo, onde a maioria deles fazem com que o nosso país tenha um reconhecimento internacional”, destacou Cicinho Varejão.


Sorocaba foi um dos Destaques do Ano, além de outros artistas, competidores e dirigente

 Foram homenageados nesta temporada os cantores: Fernando Fakri de Assis, o popular Sorocaba, que esteve presente ao evento; Wesley Oliveira da Silva, o “Safadão” e José Walter Tenório Lopes, o “Mano Walter”; o vaqueiro e influenciador digital, Nathan Queiroz, o “Capa Loka”; como também o ex-lutador de MMA, Antonio Rodrigo Oliveira, o “Minotauro”, - todos deixando mensagens, através de vídeos, agradecendo a diretoria e transmitindo importantes mensagens à família quartista -; a paratleta da categoria de Três Tambores, Veridiana Tranjan Real; o presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Francisco Emilio Costa Moura; e João Felipe Lacerda, cavaleiro que teve grande prestígio durante os Jogos Equestres Mundiais 2018.

Muito assediado, Sorocaba se comprometeu as ser o porta-voz da raça por muitos anos. “Agradeço muito a ABQM por esta homenagem. Tenho um imenso orgulho de fazer parte dessa família, pois sou um quartista de raiz! Não poderia deixar de lembrar do meu avô (José Nelson Fakri - Hall da Fama 2013), que foi a pessoa quem me apresentou o cavalo Quarto de Milha. Uma pessoa muito especial que faz muita falta até hoje não só para mim, como para muitos quartistas. Digo que o cavalo é um conector de pessoas. Ele alimenta a alma, traz paz, pois quando subo num cavalo a cabeça dispersa, e se torna um momento de muito prazer. Sou um apaixonado pela modalidade Rédeas. Digo até que me sinto melhor treinando do que competindo. E isso me ajuda a desligar e me concentrar na música. Virei cantor graças ao cavalo”.


Andrea Real, mãe da paratleta Veridiana, fez todos se emocionarem com suas palavras

Muito aplaudida também foi Andréa, mãe da para-atleta Veridiana Tranjan Real, que fez um discurso emocionante relatando o problema vivido pela jovem: “Quando a Veri nasceu os médicos deram um diagnóstico de tetraparesia espástica e que ela não iria andar, falar e era para ficar em casa. Então, desde um ano e meio ‘coloquei’ essa menina no cavalo e, lógico que Deus em primeiro lugar e a benção de Nossa Senhora Aparecida sempre abençoando a gente. Mas para a Veri, as pernas que faltaram, Deus deu as quatro patas ao cavalo para serem a liberdade dela. Existem homens que lutam por um dia e são muito importantes! Têm uns que lutam por um ano e são melhores ainda! E têm alguns que lutam a vida inteira e são imprescindíveis! Eu acho que esse é o recado que tenho para vocês. É só agradecer à família Quarto de Milha. A família ABQM que deu essa oportunidade para os paratletas mostrarem que não existe limitação e que acreditam em seus sonhos. Agradeço também o nosso presidente que tem a maior paciência com ela que gosta de falar muito com ele. Meu carinho e agradecimento eterno para cada um de vocês que estão aqui”. 

 Tapete vermelho para o “Oscar da Raça”

Após todas estas comemorações, a noite encerrou-se em grande estilo com a entrega dos troféus aos mais pontuados de 2018, durante o 12º ABQM Awards – “O Oscar do Quarto de Milha”. Foram premiando todos os componentes das 22 modalidades de provas praticadas pelo cavalo da “Família Brasileira”, culminando com os destaques do Ranking Geral, com os títulos de: Melhor Animal (Macho, Fêmea, Castrado); Melhor Reprodutor e Reprodutora; Melhor Competidor (classes Aberta, Amazona, Amador e Jovem); Melhor Proprietário; e Melhor Criador.


O palco recebeu os líderes do Ranking Geral


Roberta e Thomas Melo receberam o troféu de Victory Fly VM no Ranking Geral

Após todas as solenidades, o evento se encerrou ao som da Banda Show Factory.

A lista completa dos homenageados e premiados está no site: www.abqm.com.br/halldafama e www.abqm.com.br/awards

Texto: Abdalla J. Abib e Moacir Russo
Fotos: Fábio Cabrera, Miguel Oliveira e Maurício Messias (auxiliados por Daiane Barbosa)

Notícias


Leilões e Mercado


Mais notícias