Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

ABQM propõe parceria à ABNT para normalização e certificação de produtos

Iniciativa tem foco especial na saúde dos animais, bem como na isonomia das competições

Na semana passada, a ABQM recebeu a visita institucional do presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper. Em reunião, ele e dirigentes da Associação do Quarto de Milha trataram sobre a possibilidade de uma parceria para normalização e certificação de produtos. “A iniciativa foca em especial a saúde dos animais, bem como a isonomia das competições, para maior competitividade nos Esportes Equestres, que exercem papel importante na economia do país”, pontuou o presidente da ABQM, Caco Auricchio.

“A normalização é o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas e recorre-se à tecnologia como o instrumento para estabelecer, de forma objetiva e neutra, as condições que possibilitem que o produto, projeto, processo, sistema, pessoa, bem ou serviço atendam às finalidades a que se destinam, sem se esquecer dos aspectos de segurança”, explicou o presidente da ABNT.

A certificação de produtos busca atender as mais variadas demandas do mercado, além de garantir um diferencial aos fabricantes, contribuindo para o aumento da qualidade e confiança na marca. A criação do programa de certificação parte da busca de normas de referência do produto (sejam elas nacionais ou internacionais) até a análise e desenvolvimento das regras para a nova certificação. Os produtos devem atender requisitos técnicos e de segurança.

Segundo o vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas, as normalizações da ABNT serão muito importantes para a Vaquejada. “Poderemos normalizar o uso dos protetores de cauda dos bois”, exemplificou Dantas. Carlos Braga, presidente do Conselho de Administração, também vem endossando essa e outras ações da Diretoria Executiva. “Acreditamos que elas vêm ao encontro do objetivo de todos na Associação, que é dar mais qualidade à raça Quarto de Milha”, reforçou Braga.

Credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados

A ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados. A ABNT contribui ainda para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de setores e a defesa dos consumidores.

Notícias


Leilões e Mercado


Mais notícias