Portal ABQM SEQM Serviços Online
home search
search

Campo Grande (MS) sedia Campeonato Nacional ABQM de Laço Comprido até domingo (04/08)

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação de cavalos Quarto de Milha

Começou nesta quinta-feira (01/08), no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande (MS), o 14º Potro do Futuro & 14º Campeonato Nacional de Laço Comprido, duas das mais maiores competições do calendário anual da modalidade. As provas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e pelo Núcleo Sul-Matogrossense do Cavalo Quarto de Milha (MSQM), distribuirão mais de R$ 200 mil em prêmios e troféus aos campeões. O evento vai até domingo (04/08), com entrada gratuita.

Neste ano, as competições receberam mais de 400 inscrições, além de 100 competidores e 200 animais Quarto de Milha. “Esse esporte de grande tradição nas regiões Centro-Oeste e Sul do país, é responsável pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor no MS. São cerca de 2 mil postos diretos e indiretos de trabalho gerados”, destacou Igor Goudard Viana, presidente do MSQM. Cerca de 150 eventos são realizados todos os anos no Estado, gerando um grande impacto financeiro na economia local.

MS lidera na criação da raça Quarto de Milha

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação da maior raça equina do país. Com mais de 31 mil animais registrados no Stud Book da ABQM – departamento especializado no reconhecimento e emissão de certificados de registros genealógicos –, o Estado está entre os quatro maiores plantéis nacionais de cavalos Quarto de Milha. Segundo levantamento do Núcleo Sul-Matogrossense, 80% do plantel de equinos do MS é desta raça. “Isso comprova o desenvolvimento do QM no Estado”, completou Igor Viana.

Notícias


Leilões e Mercado


Mais notícias