
Parceiros de sucesso: Landulfo Almeida e João de Candido
Landulfo José de Almeida, atualmente com 79 anos, organizou a 1ª Vaquejada da região de Aracaju (SE), em fevereiro de 1963. “Realizamos essa festa eu e mais três companheiros, já falecidos: João de Cândido, José de Sérgio e João Miudo”, lembra o ex-vaqueiro, casado há 53 anos com a dona Maria Alvenira Machado.
Participando da 2ª Vaquejada de Lagarto (SE), em agosto de 1963
Ele conta que essa primeira vaquejada teve um sucesso tão grande que no mesmo ano e local, entre o final de agosto e começo de setembro, teve de repeti-la com a Festa da Padroeira – Nossa Senhora de Piedade – e a Exposição Agropecuária de Lagarto. “Nesse começo, as cercas laterais para a derrubada dos bois eram compostas pelas pessoas que assistiam às provas. Tinha tanta gente que, assim que acabou a prova, todo mundo invadiu a pista”, afirmou rindo. E continuou suas lembranças: “Os vencedores ganhavam somente taças”, recordou com brilho no olhar. Já seu filho, Alain Machado Almeida, que o acompanhou na entrevista, completou: “Valia mesmo o prazer de vencer a competição. Algum dinheirinho vinha com o comércio de cavalos”.
Eleição da Rainha “Vaquejada 1963”
Enquanto a locução do Parque da Palmeiras, anunciava mais um “Valeu Boi”, ele informava que, já naquela época, ocorriam também a eleição da Rainha da Vaquejada e os desfiles de vaqueiros e pecuaristas.
Landulfo Almeida e o filho Alain
“Fico feliz em ver, atualmente, todo esse sucesso. Nunca busquei primeiro o dinheiro e sim as amizades daqueles que gostam de mim até hoje”, argumenta o também criador de carneiros. “Certa vez, vendi um animal por R$ 50 mil. Algum tempo depois, ele foi cotizado e as cotas renderam R$ 2 milhões ao novo proprietário”, conta o já vaqueiro aposentado que teve muito sucesso nas provas, sendo até apelidado como o Ayrton Senna das Vaquejadas de Lagarto. “Nunca tive uma discussão com ninguém. Só fiz amizades e quero morrer assim”.
Reportagens/ABQM: Abdalla Jorge Abib, Moacir Miguel Russo e Jean Philippe Vasconcelos
Fotos: Aluiso Alves, Allan Damasceno e Carlos Filho
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Reconhecimento facial será utilizado no acesso ao 48º Campeonato Nacional da ABQM
Tecnologia inovadora traz mais segurança, agilidade e praticidade ao maior evento do cavalo Quarto de Milha da América Latina

Publicada a convocação da AGO referente ao processo eleitoral da ABQM 2025
Ato estatutário oficializa o início do período de inscrições para chapas e candidatos, que vai de 2 de julho a 1º de setembro

Saiba como obter descontos de até 50% nos serviços do Stud Book
ABQM também oferece múltiplas opções de pagamento para tornar a experiência do quartista mais simples, rápida e eficiente

Conselho de Administração aprova mudanças no Regulamento de Esportes: confira as propostas aprovadas
Medidas envolvem desde a obrigatoriedade de chip homologado nos animais até novas categorias e ajustes em modalidades específicas; e passam a valer a partir de 01º de julho de 2025