Luiz Antonio Haidamus Boldrini
Luiz Boldrini, ‘professor em morfologia’ do Quarto de Milha
Foi um dos maiores vencedores em Conformação e Western Pleasure da história da raça
Certas pessoas já nascem predestinadas e com dons superiores em alguns segmentos na vida. Este é o caso de Luiz Antônio Haidamus Boldrini, agrônomo de profissão, que se tornou um dos principais treinadores, competidores e criadores do cavalo Quarto de Milha. E nada foi por acaso, pois desde 1974 estudou nos EUA, o ‘berço mundial da raça’, procurando conhecê-la com mais profundidade.
Já no Brasil, tudo começou em 1977, quando adquiriu uma área de seis alqueires em Presidente Prudente (SP), onde foi construído o Haras Bold. E com a chegada em 1954 da Swift King Ranch (SKR) na região, adquiriu dessa companhia norte-americana a égua Estela do Brasil, filha de Saltillo Jr e que estava com prenhez do garanhão importado Eduardo. E deste cruzamento gerou a produtora de Conformação First Bold.
Sempre em busca de aprimorar o seu conhecimento sobre a lida diária e, principalmente, sobre Conformação, Apartação e reprodução, voltou ao Texas dois anos depois e fez estágio no Stallion’s Unlimited, localizado em Brenham, com o experiente David Allen. Na oportunidade, ficou admirado com o padrão da potra rosilha The Cajun Cowgirl (Watch Joe Jack) e trouxe no ano seguinte para o Haras Bold, onde já apresentando em pista se tornou Grande Campeã Nacional de Conformação. Na reprodução, The Cajun teve filhos de renome, como Jet Cowboy, campeão Potro do Futuro 87.
Expert em preparar e apresentar animais
E através de seu conhecimento técnico, Boldrini se tornou praticamente um ‘professor’ em relação às características e morfologia do cavalo Quarto de Milha, atraindo a atenção de criadores que vieram a ele pedindo que apresentassem seus animais em pista. Um foi José Carlos Delfim Miranda, Cacau como era conhecido no meio quartista, que vibrou muito com a conquista de Scoth Par como campeão Potro do Futuro, além da premiação de outros animais de sua criação e propriedade, Sugar Chick PH e Coke Par PH.
A partir daí a procura pelos serviços de Luiz Boldrini foram maiores ainda, atraindo animais de criatórios não só de São Paulo como de outros estados. Entre eles: Paradise Get, Queen Par, Agata Christie RM, Smokey Jet, Wimpy Par PH, Erótica Jet e outros.
Reforço de peso
Com o excelente trabalho realizado, Boldrini resolveu fortalecer ainda mais o seu plantel e importou em março de 1983, ao completar três anos de idade, o cavalo Pretty Sonny Dee, que era filho de Sonny Dee Bar e Impressive Lusty (Pretty Impressive), trazendo na bagagem inúmeros títulos de campeão de Conformação nos EUA. No Brasil se tornou também um exemplar de destaque, tanto como atleta quanto na reprodução, pois em 18 apresentações, que em muitas vezes foi levado às pistas pelo próprio Boldrini, o cavalo atingiu o Registro de Mérito Superior pela ABQM, na classe Aberta, somando 43 pontos, onde obteve nove vitórias, sendo sete delas em etapas do Campeonato Nacional, além de nove vezes 2º lugar (oito no Nacional).
Seus filhos produziram 309,5 pontos em campanha, com destaque para a Conformação que apurou 259,5 pontos, ocupando em todos os tempos a 6ª colocação no Ranking desta modalidade. Os outros pontos foram obtidos em provas de Western Pleasure, Laço (Dupla, Cabeça, Pé, Individual - Técnico), Rédeas e de Três e Cinco Tambores. Já como avô diversificou sua genética onde teve vários netos premiados nas modalidades de Trabalho (Laço Individual, Laço em Dupla, Apartação, Rédeas e Três Tambores). E junto com Pretty Sonny Dee, Boldrini trouxe a matriz Smokey Holly Miss, de linhagem de Apartação somando 44 pontos, tendo ao pé, Smokey N Poise, outro animal que fez grande campanha em Conformação. Na reprodução brasileira, Smokey Holly somou 107 pontos em Conformação com apenas cinco filhos em campanha.
Já em 1984, Boldrini adquiriu também nos EUA a égua de três anos Kelo’s Jewel, mas a manteve lá fazendo campanha até que se tornou campeã Mundial pela AQHA, em Tulsa, Oklahoma, por decisão unanime dos jurados, superando 40 concorrentes.
Em relação à Apartação, competiu com o conhecido garanhão Docs Nifty Nugget, reservado campeão Mundial 84, onde consagrou-se campeão na modalidade no Congresso Brasileiro de 1991.
Estatísticas da ABQM
Além de apresentar e competir com vários animais, seu plantel também lhe garantiu importante destaque no Ranking da ABQM, onde acumula atualmente 648 pontos como Proprietário e 592,5 pontos como Criador.
E após um grave acidente de automóvel, quando Boldrini voltava de um evento para o seu haras, em Presidente Prudente (SP), a raça perdeu esse ‘Mestre da Conformação’.
Por: Abdalla Jorge Abib
Foto: Anielo Pernice (in memorian) – Pretty Sonny Dee